AMPLIE SUA CAPACIDADE DE FOCO E PRIORIZAÇÃO
- Anderson R. Oliveira

- 23 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2020
Foco é sua capacidade de concentrar sua atenção, energia e ação naquilo que é prioritário. Priorização consiste em definir aquilo que é mais relevante para você, que é mais significativo para os objetivos que você almeja, e que gera mais resultados para os seus processos.
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. - Dalai Lama
SEM FOCO E PRIORIZAÇÃO, NADA FUNCIONA
Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. A falta de planejamento e priorização geralmente ampliam muito o número de imprevistos ao longo do dia, o que nos leva a dispender toda nossa energia em coisas menos relevantes, deixando de lado, aquilo que faz a grande diferença.
Essa postura inadequada geralmente leva ao efeito “estou na correria!”, quando todas as atividades se tornam urgentes, o que amplia os níveis de estresse e leva a exaustivas horas extras, prejuízos à saúde e desgaste nas relações pessoais. Quando se trata de um gestor, a falta de foco e priorização gera prejuízos ainda maiores.
Líderes sem foco nem prioridades podem levar toda sua equipe a um ciclo da improdutividade e frustração.
Sérias barreiras à produtividade dos líderes são os chamados desperdiçadores de tempo, bem como os dispersores de atenção. Estes verdadeiros vilões da produtividade devem ser eliminados a todo custo. Entre eles, poderíamos mencionar a procrastinação, perfeccionismo, burocracia, dificuldade para delegar, processos mal organizados, ambiente com elevado ruído, interrupções por dispositivos eletrônicos, entre outros.
COM FOCO E PRIORIZAÇÃO, TUDO FUNCIONA MELHOR
Vivemos a chamada sociedade do conhecimento, em meio a um ambiente privilegiado onde temos acesso em tempo real a todo tipo de informação possível.
O desafio nesta era é manter o foco naquilo que é mais importante, pois somos bombardeados o tempo todo com um crescente volume de informações que nos chegam por mensagens de texto e de voz, notificações, e-mails, todos eles disputando nossa atenção.
Para ser efetivo neste ambiente, o líder deverá ser muito hábil para estabelecer as prioridades e manter tanto seu foco quanto o foco da sua equipe naquilo que é mais importante, com o objetivo de manter uma produtividade elevada.
Quando o líder alinha a todos no objetivo do time e assegura que toda energia do grupo esteja focada neste objetivo, temos o ponto de partida a composição de uma equipe de alta performance.
NA PRÁTICA, COMO EU FAÇO?
A distinção entre IMPORTANTE e URGENTE nos torna mais efetivos na definição de nossas prioridades. IMPORTANTE é tudo que impacta nos resultados que desejamos, ou seja, naquilo que necessitamos alcançar. Já o URGENTE, relaciona-se ao tempo disponível para a realização de uma tarefa ou solução de um problema.
O autor Stephen Covey nos apresenta uma excelente matriz que combina estas duas grandezas, a qual a tribui-se o nome de Matriz de Priorização.

A partir da matriz, observe as sugestões para as tarefas identificadas em cada quadrante:
Quadrante I (Importante e urgente): Faça agora!
Quadrante II (Importante e não urgente): Agenda!
Quadrante III: (Não importante e urgente): Delegue!
Quadrante IV: (Não importante e não urgente): Elimine!
Tenha sempre em mente a matriz de priorização, e toda vez que surgir uma nova atividade, analise em que quadrante da matriz ela melhor se encaixa e qual seria a melhor decisão para tomar com relação a ela.




Comentários